Dieta funcional: Descubra o que é e quais os seus benefícios!

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Existem várias dietas disponíveis na internet, e quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular pode ter alguma dificuldade na hora de escolher qual dieta seguir. ; ;

No artigo de hoje vamos falar sobre a dieta funcional, que é ainda mais benéfica para a sua saúde e beleza por usar apenas alimentos funcionais, sem ser restrita, e por isso também é usada para quem busca uma alimentação mais saudável.

Veja a seguir o que é a dieta funcional, para que serve, como ela funciona e os benefícios que ela pode oferecer, além de ver os exemplos de dieta funcional para ganhar massa muscular e emagrecer que separamos pra você.

    O que é Dieta funcional?

    Dieta funcional é um tipo de alimentação feita apenas com alimentos funcionais, que além de serem nutritivos, oferecem vários benefícios para a saúde, como falaremos a seguir.

    Para que serve?

    A dieta funcional não serve apenas para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular, mas também para quem busca uma alimentação mais equilibrada, comendo apenas alimentos funcionais, que garantem que o seu organismo funcione melhor, e podem ajudar a prevenir várias doenças.

    Como funciona a Dieta funcional?

    A dieta funcional funciona como uma verdadeira reeducação alimentar, corrigindo os seus hábitos alimentares prejudiciais e promovendo o melhor funcionamento do organismo, além de suprir as carências nutricionais.

    Você vai precisar fazer seis refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

    Benefícios ;

    Como falamos, a dieta funcional oferece vários benefícios para a saúde, pois usa alimentos que potencializam o funcionamento do organismo, além de serem nutritivos e saudáveis.

    Também ajuda a reduzir o estresse, os sintomas da TPM e a retenção de líquidos.

    Dependendo da quantidade e das receitas, a dieta funcional também pode ajudar a ganhar massa muscular ou a emagrecer, como falaremos a seguir.

    Dieta funcional para ganhar massa muscular

    Se o seu objetivo é ganhar massa muscular (hipertrofia) e otimizar os resultados da academia, existem alguns alimentos funcionais que podem te ajudar nisso.

    Inclua no seu cardápio:

    • Proteínas de origem animal (carnes e ovos)

    • Carboidrato (aveia, legumes, frutas e vegetais)

    • Gorduras boas (abacate, azeite extravirgem)

    • Alimentos que estimulam a produção de colágeno (banana, aveia)

    Consultar um nutricionista esportivo com foco em alimentação funcional pode trazer resultados incríveis, mesmo que você não seja um atleta profissional.

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    Dieta funcional para emagrecer

    A dieta funcional para emagrecer está ganhando cada vez mais adeptos, justamente porque usam apenas alimentos que auxiliam o melhor funcionamento intestinal, a queima de gorduras e a eliminação das toxinas, que proporcional a perda de peso.

    Exemplo de um cardápio diário:

    Café da manhã: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã, e fatia de pão light com queijo branco

    Lanche da manhã: 1 fruta

    Almoço: 1 concha de espaguete com molho de tomate, 3 colheres de carne moída magra, 1 colher de queijo parmesão ralado e uma salada de folhas verdes

    Lanche da tarde: 1 polenguinho

    Jantar: 2 fatias de carne assada com 1 palmito, 3 colheres de sopa de quiabo refogado com tomate, cebola e alho

    Ceia: Uma xícara de chá

    Dieta funcional funciona mesmo?

    Sim. A dieta funcional realmente funciona, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer construir mais músculos (hipertrofia), mas é importante lembrar que nenhuma dieta funciona sem disciplina, e que os resultados são ainda melhores quando a dieta é acompanhada de uma rotina de exercícios físicos regulares.

    Cardápio Dieta funcional

    Não existe um cardápio único e pré-definido na dieta funcional, pois vai depender do seu objetivo (emagrecer, manter o peso ou ganhar massa muscular), além de poder ser montado de acordo com as suas preferências.

    Para que a dieta funcional seja efetiva, o seu cardápio deve conter muitas fibras (solúveis e insolúveis), alimentos antioxidantes e desintoxicantes, como laranja, uva preta, cenoura e castanha-do-pará, e gorduras boas, como azeite extravirgem, nozes e abacate. Os alimentos prebióticos e probióticos também fazem parte do cardápio da dieta funcional, como o tomate, alho, cebola, alcachofra, leite fermentado, banana, beterraba e aspargos. ;

    Além dos exemplos que demos anteriormente, para ter um cardápio mais eficiente para o seu caso, indicamos procurar a ajuda de um nutricionista funcional.

    O que não pode comer na dieta funcional?

    A dieta funcional prioriza os alimentos orgânicos, e incentiva a reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, açúcar e adoçantes, laticínios e alimentos com glúten.

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